"/>

 

 

" />
Tenho interesse em
Alugar
Vender

Buscar Imóveis

Catuai Imoveis LTDA.
Avenida Juscelino Kubitschek, 853
Centro - Londrina - PR
E-mail: contato@catuaiimoveis.com.br
Fone: (43) 3342-5757
Central de Atendimento (43) 3342-5757
Entre em contato pelo nosso formulário abaixo
01/03/2018

Londrina é projetada com inspiração na arquitetura modernista

Em meados de 1930, a cidade começava a ser projetada pelo urbanista Jorge Macedo Vieira, que usou de inspiração para seu trabalho na arquitetura modernista de Londrina o conceito de cidade-jardim de Ebenezer Howard.
Logo após a fundação a cidade recebeu grande crescimento, principalmente pelas atividades econômicas vindas da agricultura, como a venda de café e outros produtos provenientes do plantio, até se tornar uma das cidades pólo de inúmeras indústrias e comércio, reconhecida como uma das mais importantes cidades do país.
A arquitetura modernista de Londrina também teve inspiração na cidade de São Paulo, com seu histórico de desenvolvimento urbano. O estilo marcante é o brutalismo, com características marcantes do racionalismo e funcionalismo, com formas geométricas definidas e com ornamentos pouco explorados, utilizando muito o recurso do concreto armado exposto, obras volumosas e maciças. Além disso, o uso de vidros, estruturas independentes, vãos livres, textura e iluminação naturais são características que destacam a visão estrutural dos edifícios, em vigas e pilares.
Como um dos mais importantes centros do Paraná, Londrina recebeu várias obras em estilo brutalista, tanto no ramo residencial quanto comercial e industrial, pois valoriza plantas mais flexíveis que maximizam o aproveitamento dos espaços, proporcionando áreas internas maiores, sem desperdiçar os espaços urbanos.
Com o passar do tempo, a arquitetura modernista de Londrina tomou um visual extenso e verticalizado, com edifícios que perduram dos anos 50 até hoje, tendo recebido ampliações, modificações e obras novas, condizentes com a constante evolução das atividades da cidade. Essa arquitetura é marcada pela relevância histórica da cidade, demonstrando todo o seu crescimento e desenvolvimento em suas obras brutalistas, cheias de funcionalidade, mas sem deixar a beleza de lado. Isso reforça mais ainda a idéia de metrópole do interior que caracteriza Londrina.